Inteligência Tradicional e Inteligência Emocional

A importância nos espaços de trabalho


Primeiro vamos definir, o que é inteligência tradicional e inteligência emocional. Para depois vermos sua importância nos espaços de trabalho.
Inteligência tradicional podemos definir como a capacidade mental que temos para raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, compreender e aprender.
Inteligência emocional como o próprio nome diz está relacionada à emoção. Para desempenhar bem essa inteligência precisamos de inteligência intelectual, flexibilidade mental, ter objetivos traçados, equilíbrio emocional e determinação. E devemos ter a capacidade de se auto-conhecermos, lidar com os sentimentos e conseguir controlá-los, saber administrar as emoções, relacionar-se e observar o emocional das outras pessoas.
Em um ambiente de trabalho elas têm muita importância, pois hoje em dia não basta somente ser um candidato capacitado para determinada função, o mercado procura sempre quem tem um a mais para oferecer. Quanto mais uma pessoa consegue se relacionar com uma equipe ou entre setores ela consegue fazer fluir mais rápido o trabalho proposto.
Logo, ser inteligente não é somente ser uma pessoa que tem um raciocínio rápido, e sim aquela pessoa que sabe a hora de tomar atitudes e consegue controlar seus impulsos.

1 comentários:

Lauriney G. Santin disse...

É de primordial imortância a questão da sabedoria aliada à capacidade de gerir os nossos sentimentos principalmente na vida profissional, é do que eu mais preciso